Aline Aparecida Angelo

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei, lotada no Departamento de Ciências da Educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFRRJ) na Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais. É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e graduada em Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuei como Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad/UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV). Possuo experiência de extensão e pesquisa na área de Formação e Trabalho Docente, Organização do Trabalho Pedagógico, Políticas Educacionais, Educação do Campo e Educação Popular.

 

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais

 

GRUPOS DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad/UFMA)

Coordenação: Maria José dos Santos e Leonardo José Pinho Coimbra.

O grupo de pesquisa GEPP-Fortrad busca acumular pesquisas que se articulam em torno das políticas de formação e de trabalho docente. Tem como eixos prioritários estudos sobre os processos de formação de educadores em instituições educativas, movimentos sociais, ONGs, entre outros; a análise acerca do ingresso, trajetória, vida universitária e percursos formativos de estudantes de licenciatura; pesquisa com egressos de licenciatura e pesquisa-ação com formação continuada de docentes da educação básica. É uma proposta que nasce do interesses de docentes pesquisadores na grande área da Educação no campus III, da Universidade Federal do Maranhão, com a finalidade de integrar projetos de pesquisa e extensão acerca do fenômeno educativo e sua complexidade. O aprofundamento e a sistematização dos debates, por meio de ações advindas de professores da UFMA Campus III, que pesquisam sobre políticas de formação e trabalho docente.

 

  • Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV)

Coordenação: Lourdes Helena Silva e Élida Lopes Miranda.

O Grupo de Pesquisa-Ação ECARA busca articular esforços na consolidação do projeto politico pedagógico da Educação do Campo, destacando a Alternância, a Formação de Educadores do Campo e a Agroecologia como linhas prioritárias de pesquisas e de intervenções interinstitucionais, com vistas tanto á produção de conhecimentos que subsidiem os movimentos e as experiências populares em suas práticas educativas, quanto o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação.

 

PROJETOS DE PESQUISA

  • Formação e trajetórias de educadores do campo no estado do Maranhão: um estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMA.

Período: (2020 – Atual)

Linha de Pesquisa: Formação de Educadores do Campo O projeto de pesquisa tem como foco de interesse a política de formação de educadores do campo. Objetiva analisar o percurso de formação e a prática político-social de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão, para a realização de estudos comparatórios e complementares sobre a política de formação de professores do campo no Brasil e no Estado do Maranhão. Baseia-se no referencial teórico metodológico do Materialismo Histórico e Dialético e conjuga como métodos para obtenção de dados documentos, entrevistas e observações participantes.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad/UFMA).

Financiamento: UFMA (interno)

Palavras-chaves: Educação do Campo; Licenciatura em Educação do Campo; Egressos.

 

  • Concepções e práticas de educação do campo a partir dos discursos de professoras da Zona da Mata Mineira.

Período: (2016 – 2017)

Linha de Pesquisa: Educação do Campo e práticas educativas Um debate importante na Educação do Campo é sobre a forma como ocorre o compartilhamento dos saberes e a aquisição/produção do conhecimento na escola. O projeto, inserido nos debates teórico-metodológicos da educação do campo, objetiva compreender o discurso de professores da Zona da Mata Mineira sobre “educação do campo”, “escola do campo” e “saberes e cultura camponesa” e, a partir de seus discursos, conhecer quais estratégias utilizam para articular os saberes da cultura camponesa na sua prática docente.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV).

Financiamento: FAPEMIG/MG.

Palavras-chaves: Educação do Campo; Escola do Campo; Discurso e Prática Docente.

 

  • Concepções e práticas de educação do campo na Zona da Mata mineira: um estudo de caso nas cidades de Ubá e Visconde do Rio Branco de Minas Gerais.

Período: (2015 – 2016)

O projeto de pesquisa objetiva conhecer e discutir a política de manutenção e implementação de escolas rurais na Zona da Mata. Especificamente busca analisar se/como os secretários de educação e os gestores de escolas do campo da Zona da Mata mineira, das cidades de Ubá e Visconde do Rio Branco, têm conhecimento das diretrizes da educação do campo (DOEBEC nº 1 de 2002 e nº 2 de 2008) e que sentidos atribuem às escolas situadas no campo.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV).

Financiamento: FAPEMIG/MG.

Palavras-chaves: Educação do Campo; Escola do Campo; Política Pública