Aline de Carvalho Moura

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED- UERJ) (2018), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ) (2011), Pós- graduada em Desporto de Quadra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2009) e em Educação Física Escolar (2009) e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2006). Atualmente, é professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atua como professora no Programa de Pós- graduação em Educação (PPGEDUC), na UFRRJ, na Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências – Episteme/ UERJ. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Pesquisa em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do conhecimento, produção acadêmica na contemporaneidade, questões teórico-metodológicas da pesquisa, processos de institucionalização no ensino superior, conhecimento científico, e metodologia da pesquisa científica.

 

LINHA DE PESQUISA

Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

 

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE

Coordenação: Aline de Carvalho Moura.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE tem como objeto de pesquisa, a pesquisa em educação e vem discutindo as relações entre a produção de conhecimento em educação e o Ensino Superior no contexto neoliberal. As questões recorrentes às pesquisas do grupo giram em torno de dois eixos centrais: as preocupações teórico-metodológicas no campo da educação e as questões político-institucionais que influenciam e direcionam as políticas educacionais no Brasil. Atuamos desde 2019 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O grupo de pesquisa atua em parceria com outros pesquisadores da área da educação, em diálogo com outros grupos de pesquisa, mantendo uma estrutura multi-institucional.

 

PROJETOS DE PESQUISA

  • A Pesquisa em Educação no Quadriênio 2013-2016: Objeto, Metodologia e Perspectivas Teóricas.

Período: (2021 – Atual)

Apresentando a pesquisa em educação como objeto de pesquisa, temos estudado e analisado a pesquisa educacional e a formação do pesquisador, em especial através do estudo em periódicos do campo da educação. Através de análise da produção bibliográfica da área, tem sido possível identificar diferentes perspectivas teórico-metodológicas presentes nas pesquisas educacionais e as configurações da pesquisa, em diferentes fases, com certa coesão em torno de instituições e determinadas linhas de pesquisa. Vimos constatando que, nas décadas de 1980 e 1990, se realizou um intenso debate teórico-metodológico sobre as pesquisas educacionais, destacando-se o debate sobre a fragilidade metodológica dessas pesquisas. Entretanto, ao final dos anos 90, esse debate quase desaparece. Diante destas constatações, questionamos a situação atual desse debate quando a política brasileira de pós-graduação enfatiza a pesquisa como critério de avaliação, homogeneizando indicadores e critérios. Nosso objetivo é construir um quadro estatístico que apresente a organização das linhas de pesquisa nas instituições públicas e privadas que retrate as temáticas e interesses de pesquisa no campo da educação nas respectivas linhas, considerando os artigos publicados em periódicos A1, no quadriênio 2013-2016, com o intuito de pensar a posição dos critérios de avaliação a partir dessas produções. Vamos considerar as pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação por ser esta a instituição que a expressa, atualmente, realizando uma análise exploratória do estado atual da pesquisa educacional, a partir de uma pesquisa documental e bibliográfica. Para a caracterização dos programas, serão considerados os documentos institucionais de avaliação divulgados pela CAPES e como unidade de referência para a caracterização de pesquisas, parte de publicações de docentes, discentes e egressos de cada programa, com avaliação 7 no Programa de Pós-graduação em Educação, no mesmo período.

 

  • Título Pesquisa 2

Período: (2020 – 2021)

Tem sido possível, a partir de análise da produção bibliográfica da área, identificar e apresentar diferentes perspectivas teórico-metodológicas presentes nas pesquisas educacionais e a dinâmica da pesquisa, em diferentes fases, com certa coesão em torno de instituições, objetos de investigação, perspectivas teóricas e abordagens empíricas. Nosso objetivo é construir um quadro que retrate os objetos de pesquisa, as descrições metodológicas da pesquisa educacional e as perspectivas teóricas, considerando as pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação por ser esta a instituição que a expressa atualmente e pela dimensão formativa que lhe é própria, realizando uma análise exploratória do estado atual da pesquisa educacional brasileira, a partir de uma pesquisa documental-descritiva. Para a caracterização dos programas, serão considerados os documentos institucionais de avaliação divulgados pela CAPES e como unidade de referência para a caracterização de pesquisas, parte de publicações de docentes de cada programa. No que diz respeito à viabilidade do projeto, este conta com uma equipe de apoio multi-institucional que agrega pesquisadores, docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).