Allan Rocha Damasceno

Allan Damasceno têm sua área de formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Neuropsicopedagogo, Psicomotricista, Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Ludoterapeuta. Orientador Educacional e Supervisor Escolar, atuando na perspectiva da constituição/organização da escola democrática/inclusiva. Especialista em Direitos Humanos, Libras, Atendimento Educacional Especializado e Transtornos do Desenvolvimento Infantil, Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, Pedagogia Hospitalar & Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa. Mestre e Doutor em Educação, cujas pesquisas possuem ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira na inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior do Brasil. É Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde está vinculado institucionalmente ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Integrou o Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Constituiu o coletivo de pesquisadores do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) na linha de pesquisa “Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais” da UFRRJ. É Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Seus interesses em pesquisa concentram-se na área de Educação e Diversidade, com ênfase nas Políticas Públicas em Educação Inclusiva, Organização do Trabalho Escolar, Formação de Professores e Políticas de Formação, realizando estudos acerca da(o): Inclusão em educação: Políticas públicas e movimentos instituintes; Formação de professores na/para diversidade e inclusão em educação; Educação, direitos humanos e diversidade(s): Inclusão & pluralidade(s).

 

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

 

GRUPO DE PESQUISA

  • Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão – LEPEDI

Coordenação: Allan Rocha Damasceno.

O presente laboratório reúne diferentes perspectivas epistêmicas e metodológicas de seus pesquisadores, com o objetivo precípuo de fomento à pesquisa e produção do conhecimento nas interfaces das áreas da Educação, Diversidade e Inclusão, em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os seguintes eixos epistemológicos: * Educação, Inclusão e Direitos Humanos; * Educação, Inclusão e Diversidade Sexual e de Gênero; * Educação, Inclusão e Pessoas com Demandas Específicas de Aprendizagem; * Educação, Inclusão e Pessoas/Grupos em Situação de Vulnerabilidade Social. Tem por missão a produção e disseminação do conhecimento científico-acadêmico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estimulando a transformação social, fomentando relações interculturais, contribuindo para uma sociedade mais equânime, promovendo reflexões/ações sobre/para inclusão escolar/educacional e (re)inventando novas/outras formas de educar para emancipação humana. Tem por objetivo promover no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em debates acadêmico-científicos o conhecimento científico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, realizando estudos e projetos que potencializem a plena participação escolar/educacional dos sujeitos de pesquisa do laboratório, superando processos histórico-político-sociais de exclusão.

Site do Grupo de Pesquisa: https://lepedi-ufrrj.com.br/

 

PROJETOS DE PESQUISA

  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Desafios à Formação do Público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior.

Período: (2015 – Atual)

Este projeto objetiva, de maneira geral, caracterizar o processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior, tendo por referência as políticas de inclusão in loco das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Especificamente, propomos a caracterização da atuação político-pedagógica dos Núcleos de Acessibilidade como sistema de apoio à escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial (deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) no Ensino Superior público e a identificação dos aspectos que possam potencializar a sua atuação político-pedagógica. O fato é que em função da democratização em curso na educação brasileira, desde os anos de 1990 vivemos um momento de transformação em função da concepção de educação inclusiva, o que impactou o acesso de estudantes público-alvo da Educação Especial ao Ensino Superior em nosso país. Nesse sentido, emergem algumas problematizações: Como se organizaram político-pedagogicamente as IES para o atendimento das demandas de aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial? Que limites e possibilidades os Núcleos de Acessibilidade oferecem nesse cenário? Como vem se estruturando as políticas institucionais das IES federais após a recente reserva de vagas para pessoas com deficiência (lei nº 13.409/2016). Tendo como aporte teórico de análise a Teoria Crítica da Sociedade, com especial destaque ao pensamento do filósofo Theodor Adorno, pretendemos com este estudo difundir o conhecimento científico para subsidiar as políticas públicas de inclusão nas IES do nosso país e coletar e sistematizar as informações que subsidiem tomadas de decisões para as políticas de inclusão das instituições permitindo, por exemplo: identificar demandas para a formação de professores; aprimoramento do trabalho desenvolvido nos Núcleos de Acessibilidade; monitoramento do desempenho dos estudantes que utilizam o serviço realizado pelos Núcleos de Acessibilidade, dentre outros.

 

  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Educação Especial e Educação Profissional – Fronteiras entre Modalidades.

Período: (2015 – Atual)

Este projeto de pesquisa analisa a inclusão educacional como política pública instituída na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir das orientações do Programa de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para as Pessoas com Necessidades Específicas (TECNEP) e seus impactos nas atividades dos NAPNEs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), nos Institutos Federais (IFs). Nessa perspectiva, objetivamos caracterizar e discutir as demandas e os desafios dos NAPNEs no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial nos IFs, considerando os documentos que orientam suas ações. Nossos estudos preliminares revelam importantes avanços na discussão de conceitos e valores que permeiam a concepção inclusiva na educação, algumas confusões conceituais acerca do público-alvo dos NAPNEs e da definição/atribuição destes. Este estudo poderá contribuir no avanço quanto a garantia do acesso, da permanência e do êxito de estudantes com necessidades específicas, incluído neste os estudantes público-alvo da educação especial, no ensino profissional.

 

  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva: As Experiências de Inclusão de Estudantes Público-alvo da Educação Especial nas Redes Públicas de Educação/BR.

Período: (2012 – Atual)

Descrição: Este estudo, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI), tem por objetivo geral avaliar os programas/processos de inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial nas redes municipais e estaduais de ensino implementados pela Coordenação de Educação Especial das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. Neste momento, o projeto se volta para a análise destas políticas considerando as experiências dos municípios das regiões da Baixada Fluminense e Costa Verde/RJ, circunvizinhas à Universidade onde se localiza nosso laboratório de pesquisa. Nesse sentido, consideramos: a caracterização das atitudes dos professores e suas experiências pedagógicas em relação à inclusão de estudantes com deficiências em suas salas de aula; a caracterização da organização do trabalho pedagógico e educacional desenvolvidos pelas equipes gestoras das escolas participantes do estudo em relação à inclusão de estudantes público-alvo da educação especial; a caracterização da acessibilidade física, pedagógica e curricular das escolas participantes do estudo para a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial; a avaliação da implementação das salas de recursos multifuncionais (SRMs) destinadas à realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público-alvo da educação especial e a avaliação das concepções e implementação dos projetos pedagógicos de escolas pertencentes às redes das regiões citadas, considerando os aspectos de acessibilidade arquitetônica, curricular, didático-pedagógica, entre outros.

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.