
Aristóteles de Paula Berino
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Paulo Freire, Currículo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, cotidiano escolar, pedagogia da imagem, estética, cultura e identidades. Coordenador do GRPESQ Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro como representante da UFRRJ (a partir de 2021).
LINHA DE PESQUISA
- Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.
GRUPO DE PESQUISA
- FRECON – Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo
Coordenação: Aristóteles Berino e Fabiana Rodrigues.
- A questão da subjetividade em Marx e Paulo Freire
Período: (2022 – Atual)
O capitalismo tardio nos apresenta sucessivos desafios interpretativos. O campo da subjetividade constitui um deles. A pesquisa é um retorno à obra de Marx para revisitar suas ideias sobre a subjetividade que se mostram relevantes ainda agora, ao contrário das conclusões de quem enxerga no filósofo apenas um “pensador materialista” das sociedades. Com a finalidade de uma discussão que promova a urgência prática da educação popular, também as ideias de Paulo Freire sobre a subjetividade são apreciadas nesse estudo. Assim, diante da virada neoliberal e correspondente produção de subjetividade, a investigação procura mostrar como as referências marxianas e freireanas possuem virtual atualidade para o enfretamento dos desafios políticos da educação popular na contemporaneidade.
Grupo de Pesquisa – FRECON – Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo.
Palavras-chaves: educação popular – capitalismo tardio – indivíduo – história – política.