
Bruno Cardoso de Menezes Bahia
- Site do docente
- http://lattes.cnpq.br/0728241677912831
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui pós-graduação em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Instituto de Educação (UFRRJ). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) e é professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Coordena o Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Suas áreas e interesses de atuação se instalam em pesquisas sobre pedagogias e filosofias decoloniais, interculturalidade, educação antirracista, filosofias e problemas contemporâneos da educação.
LINHA DE PESQUISA
- Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais.
GRUPO DE PESQUISA
- Grupo de Estudos Decoloniais – GED
Coordenação: Bruno Cardoso de Menezes Bahia.
O GED – Grupo de Estudos Decoloniais é um encontro de pesquisadores que se reúnem para debater sobre os impactos da colonialidade na educação e suas formas de compreender e desenvolver mecanismos de resistência e transformação da realidade. O grupo se reúne quinzenalmente no Instituto de Educação (UFRRJ / Campus Seropédica) para pesquisar, debater e desenvolver práticas que vão de encontro com a manutenção de uma pedagogia elitista e não inclusiva. Os trabalhos resultantes destes estudos são divulgados em congressos nacionais e internacionais, seminários acadêmicos, publicações em periódicos e livros organizados.
PROJETOS DE PESQUISA
- Os desafios da promoção de uma educação antirracista na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: formação, inclusão e ensino sob uma perspectiva decolonial.
Período: (2020 – Atual)
O presente projeto intenciona analisar os desafios da promoção de uma educação antirracista na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tendo em vista o processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Campus Seropédica, os processos desenvolvidos pela universidade acerca da inclusão, acesso e permanência desses estudantes e o ensino desenvolvido. Sob a perspectiva de uma pedagogia decolonial, pretende-se vislumbrar possíveis caminhos para uma formação integral autônoma e cidadã que objetiva a equidade de oportunidades. Para tanto, cabe, especificamente: mapear as ações desenvolvidas internamente nos Cursos de Licenciaturas que visem a compreensão e o combate ao racismo e à racialização estrutural; registrar as experiências vivenciadas pelos professores e pelos estudantes em relação ao que já fora experimentado / percebido em relação ao racismo e à racialização estrutural; desenvolver os principais conceitos para o debate de uma educação antirracista sob a perspectiva decolonial como, por exemplo, racismo, racialização, educação decolonial, preconceito, eurocentrismo, educação libertadora, reforma universitária, etc; analisar os documentos legais existentes na universidade para o combate ao racismo e à racialização estruturais; elucidar os sentidos da experiência formativa que os licenciandos receberão ao longo do período do projeto, assim como as possíveis relações que podem ser estabelecidas com a dos docentes universitários envolvidos; observar os desafios das possíveis contribuições de uma educação antirracista na promoção de um espírito crítico e investigativo inerente à prática pedagógica; identificar aspectos positivos e negativos, bem como possíveis problemáticas presentes na prática formativa do professor, relacionadas ao cotidiano escolar, a partir da visão dos docentes universitários.
Financiamento: Bolsa IC (PIBIC/CNPq)
Palavras-chave: Educação antirracista; Pensamento decolonial; Formação docente.