Clézio dos Santos

Professor Associado II de Ensino de Geografia do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Pós-doutorado em Geografia pela Universidad de Buenos Aires (UBA).Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ orientando na Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas e do Dinter IF Goiano. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFRRJ orientando na Linha 2: Território, Ambiente e Ensino de Geografia. Coordenador do Sub Projeto PIBID Pedagogia IM/UFRRJ (2020-2022; 2022-2024). Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância da UNIRIO/CEDERJ. Pesquisador e vice coordenador do Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão LAMEPE/IM/UFRRJ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino (GEIA/UFRRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cartografia Escolar (UNESP/Ourinhos). Tem experiência na área de Geografia e Pedagogia, com ênfase em Ensino de Geografia e Práticas Docentes, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação de professores, educação e percepção ambiental.

 

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

 

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia – GPEG

Coordenação: Clézio dos Santos e Edileuza Dias de Queiroz

O grupo tem desenvolvido suas pesquisas com o apoio da FAPERJ, do CNPq, PROPPG/UFRRJ e da CAPES. Tem apresentado seus trabalhos em eventos nacionais como o Congresso Nacional de Geógrafos (CBG), O Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), o Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), Encontro Nacional de Professores de Geografia da AGB, Colóquio de Cartografia para Escolares e Encontro Nacional da ANPEGE; em eventos regionais: Semanas acadêmicas de Geografia da UFRRJ, Semanas acadêmicas na UERJ, UFRJ e UFF, Reunião Anual de IC e Simp.de Pós-Graduação em Geografia da UFRRJ; Internacionalmente o grupo tem participado: Congressos Iberoamericano de Geografia (Portugal, Espanha), nos Encontros Latino Americano de Geógrafos (Cuba, Bolívia, Equador), e em jornadas de geografia e de educação na Argentina (UBA, UNC, UNLP, ISPJVG). Tem publicado livros, capítulo de livros, artigos em periódicos científicos e trabalhos em Anais.

 

PROJETOS DE PESQUISA

  • Pensamento Espacial e Práticas Docentes Inovadoras na Escola Pública: Uma análise a partir das (Geo)Grafias da Baixada Fluminense.

Período: (2020 – Atual)

A escola é o lugar de aprender o que dificilmente se aprende fora dela. Falar todo mundo aprende naturalmente. A partir dessa perspectiva, o trabalho sistematizado com base nas (geo)grafias e o pensamento espacial, considerado no ambiente da educação formal, mesmo após o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e a proposta de Geografia contida na Base. É necessário eco nos programas de graduação; os currículos das licenciaturas precisam ser modernizados para que formem professores voltados para uma tarefa de trabalho com as diferentes (geo)grafias e o pensamento espacial relevante para o cotidiano no mercado de trabalho, no mundo acadêmico e na vida em sociedade de uma forma geral que se segue após os níveis fundamental e médio. Objetivo Geral da pesquisa é analisar e refletir como o pensamento espacial pode alicerçar o ensino de geografia na Baixada Fluminense utilizando práticas docentes inovadoras. A metodologia é de cunho qualitativo, trabalha com o conceito de formação espacial com base em Lee (2012), Gersmehl (2014), e Duarte (2016,2017); o conceito de inovação e prática docente, tendo como aporte teórico os seguintes autores: Carbonell (2002), Cunha (2009), Gatti (2006), Masetto (2012); e formação de professores de geografia com base em Cavalcanti (2005), Ponstuschka, Paganelli, Cacete (2007), entre outros. O projeto pretende a realização de oficinas direcionadas a formação inicial e continuada de professores de geografia da Baixada Fluminense realizadas no Laboratório de Ensino Multidisciplinar do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e nas escolas públicas e a efetivação de um repositório com sobre o ensino de geografia que articule o ensino de geografia com o pensamento espacial e a inovação educacional. Repensar as práticas docentes em geografia é fundamental para uma formação de professores alicerçada em bases sólidas fundamentadas no pensamento espacial e comprometidas com a função social da Educação.. OBJETIVOS –  Objetivo Geral: Analisar como o Pensamento Espacial pode alicerçar o Ensino de Geografia na Baixada Fluminense utilizando práticas docentes inovadoras. Objetivos específicos: • Analisar a realidade educacional do ensino de geografia na Baixada Fluminense frente a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); • Identificar e refletir as práticas docentes inovadoras dos professores de geografia na Baixada Fluminense; • Discutir e aplicar o pensamento espacial no ensino de geografia física na educação básica; • Discutir e aplicar o pensamento espacial no ensino de cartografia escolar no ensino fundamental; •Realizar Trabalho de Campo em Laboratórios de Ensino de Geografia nas Universidades públicas no território nacional e no estado do Rio de Janeiro.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG)

Financiamento: FAPERJ

Palavras chave: ensino de geografia; pensamento espacial; formação de professores; Baixada Fluminense

 

  • Recursos Didáticos em Geografia e Inovação Pedagógica no Processo Formativo Docente.

Período: (2021 – Atual)

Atrelar a inovação pedagógica aos recursos didáticos em geografia e em educação ambiental é um desafio do processo formativo educacional frente ao momento atual com a implementação de políticas educacionais curriculares nacionais. A inovação, relacionada à prática pedagógica dos professores é entendida como ruptura paradigmática (BOAVENTURA SANTOS, 1979 e SANTOS, 2021), atitude que possibilita reconfigurar conhecimentos de modo a anular ou diminuir a distância estabelecida pela Ciência Moderna entre senso comum e conhecimento científico; objetivo/subjetivo; corpo/mente; cognição/afetividade. Dessa forma a inovação pedagógica atrelada à produção de material didático é um tema atual, que instiga o debate, em que outras possibilidade do processo de ensino aprendizagem são necessárias na Educação. O objetivo principal analisar os recursos didáticos em geografia e a inovação pedagógica no processo formativo docente. A metodologia é de cunho qualitativo. Analisa o conceito de inovação e prática docente, e discute a produção de recurso didático. O projeto tem como base de realização o Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ); escolas públicas localizadas na Baixada Fluminense e em outros lugares, bem como discentes dos cursos superiores em especial de licenciatura em Geografia e Pedagogia do IM/UFRRJ e demais lugares. Repensar a prática docente a partir da construção de recursos didáticos em geografia é fundamental para uma formação docentes alicerçada em bases sólidas e comprometidas com a função social da Educação Pública, propiciando a construção de recursos didáticos para o melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e alunas da escola básica. OBJETIVOS O objetivo principal é analisar os recursos didáticos em geografia e a inovação pedagógica no processo formativo docente. Objetivos específicos: • Analisar a realidade educacional de diferentes redes de ensino frente a implementação das políticas públicas educacionais; • Identificar e refletir as práticas docentes inovadoras dos professores da escola básica; • Discutir e efetivar a aprendizagem significativa no processo formativo de alunos e professores na educação básica brasileira.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG)

Financiamento: CNPq e FAPERJ

Palavras chave: formação de professores; ensino de geografia, educação ambiental, inovação docente; escola pública.

 

  • O Ensino de Geografia e Formação de Professores na América Latina Frente as Políticas Educacionais.

Período: (2019 – Atual)

A transição do pensamento social contemporâneo na América Latina se vê atropelado por aceleradas transformações sociais, econômicas, políticas, tecnológicas do mundo atual. Essa situação impõe desafios constantes para toda a Educação e também para o Ensino de Geografia engajado na formação de cidadãos responsáveis, reflexivos e comprometidos. Desde a década de 1990 temos inúmeras reformas curriculares implementadas nos países ditos ?em desenvolvimento?, relacionadas à educação básica. O objetivo principal da pesquisa é analisar e refletir como ocorre o Ensino de Geografia e a Formação de Professores de Geografia na América Latina. A metodologia se apoia nas pesquisas educacionais de cunho qualitativo, destacando a leitura de autores latino-americanos relacionados ao Ensino de Geografia, documentos oficiais e entrevistas com professores de geografia e pesquisadores de ensino de Geografia da América Latina. OBJETIVOS O objetivo principal é analisar como o ensino de geografia e a formação de professores vem sendo realizado na América Latina diante das políticas educacionais contemporâneas. Objetivos específicos: • Analisar a realidade educacional da América Latina e o Caribe frente a implementação das políticas públicas educacionais; • Identificar e refletir as práticas docentes dos professores da escola básica da América Latina e Caribe; • Discutir e a aprendizagem significativa no processo formativo de alunos e professores na América Latina e Caribe. • Organizar uma rede de informações sobre as diferentes vivência sobre o ensino de geografia e a formação de docente na América Latina e Caribe.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG)

Financiamento: CNPq

Palavras chave: formação de professores; ensino de geografia; América Latina; políticas educacionais; didática.