
Fabiane Frota da Rocha Morgado
- Site do docente
- http://lattes.cnpq.br/1988074625618984
Professora Adjunta do Departamento de Educação Física e Desportos vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ) na linha de pesquisa: “Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC). Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Especialista em Aspectos Metodológicos e Conceituais da Pesquisa Científica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ – (2004). Possui atuação nas seguintes áreas de pesquisa: aspectos psicossociais do movimento humano, imagem corporal e corporeidade, diversidade, representações sociais, psicometria, educação física escolar.
LINHA DE PESQUISA
- Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.
GRUPO DE PESQUISA
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC)
Coordenação: Fabiane Frota da Rocha Morgado.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares (PPGEDUC), ao Instituto de Educação (IE), e ao Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É coordenado pela Profª. Drª. Fabiane Frota da Rocha Morgado e reúne, em sua maioria, discentes do PPGEduc e do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. Também fazem parte do GEPAC professores da rede pública e privada de Seropédica e região, bem como do Estado do Rio de Janeiro; além de pesquisadores e estudiosos de outras instituições de ensino do país. Temas contemporâneos e práticas educativas no campo de atuação da Educação, particularmente, da Educação Física, são foco de interesse de estudos no GEPAC, com destaque aos seguintes: aspectos psicossociais do movimento humano, imagem corporal e corporeidade, diversidade, representações sociais, psicometria, educação física escolar.
PROJETO DE PESQUISA
- Interfaces entre Educação Física Escolar, Imagem Corporal e Base Nacional Comum Curricular.
Período: (2022 – Atual)
Linha de pesquisa – Imagem corporal. A Base Nacional Comum Curricular é o atual documento balizador da educação nacional. Dentre os conteúdos abordados neste documento, a Educação Física se destaca como componente curricular que objetiva mobilizar competências e conhecimentos através do corpo em movimento. Sendo vinculada à área de linguagens, a abordagem da Educação Física apresenta importantes questões a serem problematizadas, sendo aquelas relacionadas à imagem corporal o foco central da presente investigação. Este projeto objetiva compreender as percepções de professores de Educação Física Escolar acerca das interfaces percebidas entre Educação Física e imagem corporal a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal e descritiva por grupo focal, cuja análise de dados será realizada através da análise de conteúdo categorial semântica por acervo, proposta por Laurence Bardin. Espera-se que esta investigação forneça subsídios teóricos e metodológicos essenciais para atuação crítica e assertiva do professor de Educação Física Escolar a partir dos conteúdos relacionados à imagem corporal presentes na BNCC. Espera-se ainda que a presente investigação contribua para promoção de políticas públicas futuras consistentes com práticas pedagógicas que considerem a abordagem de conteúdos relacionados à imagem corporal na Educação Básica.
Grupo de pesquisa – GEPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo).
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Imagem corporal; BNCC.
- Representações Sociais sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação Básica: com a palavra, professores(as), alunos(as) e responsáveis.
Período: (2021 – Atual)
Linha de Pesquisa – Representações sociais. Tendo em vista que até mesmo os momentos de crise mais difíceis enfrentados pela educação brasileira podem favorecer o crescimento, provocando mudança de costumes, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais de membros da comunidade escolar (professores, gestores, estudantes e seus familiares) de uma instituição pública federal de referência do Rio de Janeiro a respeito do ensino (remoto e presencial) durante e após a pandemia de COVID-19 e seus impactos na Educação Básica. Para o desenvolvimento desta investigação, focalizaremos os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por se tratar de um segmento que atende crianças de uma faixa etária com tantas peculiaridades e que, portanto, requer especial atenção. A pesquisa, de cunho qualitativo, será norteada pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Serge Moscovici, em sua abordagem processual, por sua capacidade de condensar informações, valores, crenças e símbolos, por seu papel na orientação das práticas e pelos indícios que nos fornece para favorecer a mudança de práticas cristalizadas. Participarão da presente investigação professores, gestores, estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e seus familiares, do Colégio Pedro II. A principal estratégia de coleta de dados será o grupo focal, por viabilizar larga discussão entre múltiplos participantes para capturar, com profundidade, diferentes ideias sobre um objeto de interesse. A análise dos dados coletados será feita em seu conteúdo conforme proposto por Laurence Bardin. Pretende-se, por meio dos resultados obtidos, contribuir com o debate acerca da Educação em tempos de excepcionalidade, discutir e propor novas formas de organização do ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de modo que atendam às necessidades dos novos cenários educacionais.
Grupo de pesquisa – GEPAC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo).
Palavras-chave: Representações Sociais; Educação Básica; COVID-19.
- Adaptação transcultural, validação e confiabilidade de escalas de avaliação da imagem corporal para adolescentes escolares com deficiência visual no Brasil.
Período: (2019 – Atual)
Linha de pesquisa – Imagem Corporal. Imagem corporal é um conceito que tem ganhado representatividade nas últimas décadas. Para tanto, muitos pesquisadores têm empreendido esforços em estudá-la. Nesse sentido, estudiosos têm trabalhado no desenvolvimento, validação e/ou adaptação transcultural de instrumentos para sua avaliação nas mais diversas populações, dentre elas, pessoas com deficiência visual. O objetivo desta pesquisa foi realizar a adaptação transcultural e conferir a confiabilidade das escalas Social Physique Anxiety Scale (SPAS), Functionality Appreciation Scale (FAS) e Self-Acceptance Scale – Early Blindness (SAS-EB) para a população de adolescentes com deficiência visual no Brasil. Para o processo de adaptação transcultural, as escalas passarão pelas etapas preconizadas por Beaton et al. (2002) que consideram tradução, reunião de síntese, retrotradução, comitê de peritos e pré-teste. Os participantes serão adolescentes com deficiência visual, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 19 anos (média 17.08, DP = 1,97), incluindo baixa visão e cegueira. A medida de confiabilidade será feita por meio da consistência interna, aferida com o alfa de Cronbach. Espera-se que os instrumentos validados para o contexto brasileiro possam ser úteis para subsidiar pesquisas com enfoque em desenvolver propostas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento integrado e positivo da imagem corporal de escolares com deficiência visual.
Financiamento – FAPERJ / Programa ARC -2019 -Auxílio ao Pesquisador Recém-contratado (Nº DO PROCESSO 010.002662/201).
Palavras-chave: Psicometria; Validade de Conteúdo; Cegueira.