
Fabrícia Vellasquez Paiva
- Site do docente
- http://lattes.cnpq.br/6349241585859531
Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Licenciatura e de Serviço Social (tendo sido a primeira coordenadora do Curso), é coordenadora da disciplina Prática de Ensino 1 (Didática), e coordenadora de Tutoria das Disciplinas Pedagógicas às Licenciaturas no CEDERJ/UFRRJ. Possui formação em Letras Português/Literaturas pela UERJ e graduação (bacharelado) em Serviço Social pela UFF. É Mestre em Educação pela UFRJ e em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV/RJ. Doutora em Educação pela UFRRJ, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Possui especializações nas áreas de Educação Especial (UNIRIO), em Literatura Infantojuvenil (UFF), em Serviço Social (UnB), em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (Fiocruz), em Gênero e Sexualidade (UERJ), em Planejamento, implementação e gestão da EAD (UFF) e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). Tem experiência em narrativas de formação, educação estética pela literatura e pela contação de histórias, educação e sociedade (inclusive com o Serviço Social), identidade e memória, com ênfase na relação entre linguagem, educação e sociedade.
LINHA DE PESQUISA
- Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais.
GRUPO DE PESQUISA
- Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Educação, Envelhecimento e Serviço Social – NEPEESS
Coordenação: Fabrícia Vellasquez Paiva e Simone da Cunha Tourino Barros.
O grupo busca discutir sobre educação e direitos, na perspectiva das políticas públicas em sua dimensão da linguagem, especialmente pensando nas populações mais vulneráveis, como os trabalhadores envelhecidos. Para tanto, objetiva assessorar o processo de implantação e desenvolvimento das ações dos conselhos de direitos de idosos e promover capacitação sobre envelhecimento, controle social/conselho e políticas públicas, sendo realizado em quatro frentes de trabalho, a saber: grupos de estudos; atividades educativas nos grupos; pesquisa e Curso de Capacitação de Conselheiros; atividades extensionistas.
PROJETOS DE PESQUISA
- Narrativas sociais em outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos revisitados em literatura.
Período: (2019 – Atual)
A literatura se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001) – sendo, assim, um gênero literário também, mas não só, para crianças. Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, novas memórias (Benjamin, 1987). Como continuidade ao Projeto `De linhas`, este visa a continuidade do processo de contação será organizado junto à equipe e aos partícipes, a partir de narrativas previamente selecionadas com temáticas sociais consideradas como `tabus` e por meio das redes sociais (ainda no modelo adotado em função da pandemia), constituindo também outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais, de leitura e de produção da literatura que tratem de temáticas sociais urgentes, especialmente pensando nas populações mais vulneráveis. Objetivos: Viabilizar uma ampliação do repertório estético na formação dos sujeitos coletivos, a partir de narrativas sociais próprias e invisibilidadas.
Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Educação, Envelhecimento e Serviço Social – NEPEESS.
Financiamento: FAPERJ
Palavras-chave: Narrativas; Reflexão Estética; Contação; Sociedade.
- De linhas, outras histórias e novas memórias: espaços, temas e sujeitos possíveis à contação e à criação de livros em literatura.
Período: (2017 – 2018)
O projeto se apresenta a partir de narrativas, de memórias e de identidades sociais. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. A cada tema e obra selecionados, os participantes também comporão suas narrativas – escritas ou imagéticas – viabilizando novas oportunidades de criticidade e de autorreflexão. Objetivos: Disseminar a literatura com temáticas sociais nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de livros.
Palavras-chave: Narrativas; Histórias; Contação; Sociedade.