Jonas Alves da Silva Junior

Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis. É líder do LEGESEX – Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

 

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais.

 

GRUPO DE PESQUISA

  • Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – LEGESEX

Coordenação: Jonas Alves da Silva Junior.

O LEGESEX (Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – CNPq/UFRRJ) existe desde 2018, sob a coordenação do Prof. Jonas Alves da Silva Junior. No primeiro ano realizávamos encontros semanais e, a partir de 2019, passamos a nos encontrar quinzenalmente, sempre no campus de Nova Iguaçu. A ideia de formar este grupo – bastante diverso, diga-se de passagem, já que entre seus membros há pessoas de diferentes níveis escolares (de estudantes do Ensino Médio a doutores em Educação), como também profissionais de diversas formações acadêmicas – nasceu da percepção de que nos diferentes territórios sociais a reprodução cultural dos modelos de gênero, muitas vezes, evidencia a dificuldade dos sujeitos em discutir as questões relacionadas ao masculino/feminino e sua diversidade na gramática social. A densidade da sexualidade humana, bem como a legitimação da existência de relações de gênero foram sumariamente rejeitadas na escola, acarretando discriminação e marginalização de sujeitos que não se encaixam nos protótipos cisheteronormativos valorizados socialmente. Assim, neste grupo, as temáticas gênero e sexualidades na Educação são discutidas e problematizadas, no intuito de tentar, por meio de pesquisas e atividades de extensão, desconstruir preconceitos, ressignificar representações sexistas e LGBTIfóbicas e, assim, possibilitar práticas balizadas nos direitos humanos e em princípios democráticos.

 

PROJETOS DE PESQUISA

  • Estudos Sobre Educação e Construção de Masculinidades em Instituições Socioeducativas.

Período: (2018 – Atual)

O presente trabalho pretende discutir a repercussão estabelecida na construção das masculinidades de adolescentes em uma instituição socioeducativa do município do Rio de Janeiro. A pesquisa fundamentou-se a partir de um posicionamento teórico abalizado por autores/as pós-estruturalistas dos Estudos de Gênero e Culturais. A metodologia foi pautada pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritiva, realizada em uma unidade socioeducativa provisória de privação de liberdade masculina do Novo DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Os interlocutores são compostos por socioeducadores/as das áreas psicossocial, segurança e educação. Este trabalho buscará refletir sobre as condições construídas que podem estabelecer e manter práticas sexistas e homo/transfóbicas em ambientes onde a proposta pedagógica deveria agenciar uma educação social que aquilatasse os princípios básicos dos Direitos Humanos.

Palavras-chave: Construção de Masculinidades; Juventudes; Educação em Direitos Humanos; Socioeducação.

 

  • Gênero, Sexualidades, e Masculinidades em Instituições Socioeducativas.

Período: (2017 – 2018)

Este projeto insere-se no eixo temático Educação e Direitos Humanos, ao buscar sistematizar e analisar as políticas públicas que proporcionem a reflexão sobre gênero e sexualidades com adolescentes em cumprimento socioeducativo. Assim, tem como principal objetivo conhecer como se configura o exercício da sexualidade por parte de sujeitos privados de liberdade, coadunando-se a um posicionamento teórico abalizado por autores/as pós-estruturalistas dos Estudos de Gênero e Culturais. O percurso metodológico será pautado em estudo de campo de caráter exploratório-descritivo, orientado por uma abordagem qualitativa. A investigação será realizada em 2 (duas) unidades de internação masculina do Novo DEGASE (RJ). Como instrumento de coleta de dados, serão utilizadas entrevistas e questionários semiestruturados. Os sujeitos participantes da pesquisa serão compostos por socioeducadores/as das áreas da segurança, psicossocial e pedagógico, assim como por adolescentes em medida socioeducativa. Este trabalho buscará refletir sobre as condições construídas que podem estabelecer e manter práticas sexistas e homo/transfóbicas em ambientes onde a proposta pedagógica deveria agenciar uma educação social que aquilatasse os princípios básicos dos Direitos Humanos, conforme as normativas legais estabelecidas.

Palavras-chave: Gênero; Sexualidades; Masculinidades; Socioeducação.

 

  • Práticas de ensino na diversidade.

Período: (2014 – 2017)

A complexidade da problemática das relações entre escola e cultura(s) e as diferentes formas dos professores/as situarem-se em relação a ela têm mobilizado o nosso interesse durante os últimos anos, no sentido de orientar nosso olhar, nossa reflexão e pesquisa para as formas concretas por meio das quais os/as professores/as tentam trabalhar esta relação no cotidiano escolar. Muitas têm sido as propostas e modelos que procuram oferecer elementos para o desenvolvimento de uma educação multicultural. Em geral, enfatizam aspectos que se relacionam com o horizonte filosófico, ideológico e político-social do multiculturalismo, o combate ao racismo e aos diferentes tipos de discriminação e preconceito, o respeito e a valorização da diversidade cultural etc. No entanto, as questões relativas à prática pedagógica nas salas de aula e as implicações do multiculturalismo para a didática têm sido pouco trabalhadas. Por isso, as disciplinas por mim ministradas – Didática e Corpo e Educação – serão importantes para a execução do projeto de extensão e de pesquisa, porque, nas aulas, será apresentado o processo de criação histórica da didática, bem como práticas de ensino multiculturais. As atividades planejadas e elaboradas em sala de aula serão utilizadas diretamente no projeto de pesquisa e extensão. Como a metodologia empregada será a pesquisa-ação, o PIBID configura-se em um ponto estratégico na execução do projeto, pois a pesquisa/extensão será realizada em uma escola pública de Educação Infantil localizada no município de Queimados. O projeto envolverá o docente das disciplinas (eu), alunos/as da UFRRJ, professoras/es da escola-campo, bem como sua equipe gestora. E tem como foco justamente a relação entre prática pedagógica e multiculturalismo. Para isso, o projeto foi estruturado de modo que esteja imbricado às atividades de ensino, mais especificamente as disciplinas: Didática e Corpo e Educação, e também às ações de extensão, pois se trata de ações em que os três vetores do Ensino Superior (ensino / pesquisa /extensão) estão intimamente relacionados e, portanto, apresentados em uma frente única.

Palavras-chave: Diversidade, Didática, Educação em Direitos Humanos.