
Marcelo de Almeida Bairral
- Site do docente
- http://lattes.cnpq.br/0159010164759435
Professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e Pós-doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (Newark, EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012). Preside o Gepem desde 2003 e é o editor do Boletim Gepem. Fundador (em 1999) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (www.gepeticem.ufrrj.br). Editor associado do Journal of Research in Mathematics Education (REDIMAT). Foi coordenador e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT). Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações em ambientes virtuais, tecnologias e formação de professores, aprendizagem matemática em dispositivos móveis com toques em tela, inovações curriculares em geometria. Foi coordenador do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd e membro da coordenação do GT6 (Ed. Matemática, Tecnologias Digitais e EaD) da SBEM. Desde julho de 2013 integra a Comissão internacional para melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática (CIEAEM). Presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, gestão jul./2019-jul./2022). Foi coordenador do grupo temático-49 (Distance Learning, E-Learning, and Blended Learning of Mathematics) do ICME-14 (Shangai (jul./2021). Membro do CA-Educação/CNPq.
LINHA DE PESQUISA
- Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.
GRUPO DE PESQUISA
- Grupo de Estudos e Pesquisas das TIC em Educação Matemática – GEPETICEM
Coordenação: Marcelo Almeida Bairral e Alexandre Rodrigues de Assis.
O Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Educação Matemática – Gepeticem – tem como objetivo desenvolver pesquisas e inovações na Educação Básica e no Ensino Superior pautadas na formação inicial e continuada de professores de matemática e na utilização das TIC. Como questão central o Gepeticem busca identificar e analisar contribuições das TIC à formação profissional docente e à aprendizagem matemática (de estudantes ou professores), em diferentes perspectivas e contextos de aprendizagem. Além do coordenador, Dr. Marcelo Almeida Bairral (mbairral@ufrrj.br), foram fundadores do grupo (em outubro de 1999): André Luis Loureiro, Emílio Togashi, Felipe Sylvestre Ribeiro e Renata Macedo. Institucionalmente o Gepeticem é vinculado ao Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ. Na Graduação o Grupo tem como prioridade acolher graduandos de diferentes áreas (Matemática, Informática, Pedagogia etc.) interessados em desenvolver estudos em educação matemática com as TIC. Na Pós-Graduação o Gepeticem desenvolve pesquisas na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, do PPGEduc (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Programa desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação (campus Seropédica) e o Instituto Multidisciplinar (campus Nova Iguaçu da UFRRJ). Participam do Grupo docentes e alunos do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Fundamental e Médio. A inserção no Grupo depende do número de vagas disponíveis e da autorização do Coordenador. As pesquisas do Grupo têm recebido financiamentos (bolsas e auxílios à pesquisa) de diferentes instituições de fomento (Capes, CNPq, Faperj e MEC/SESu), além de auxílios e bolsas da própria UFRRJ. Em alguns casos há possibilidades de concessão de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa. Desde 2006 o Grupo tem desenvolvido pesquisas em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA) e com a Drexel University (Philadelfia, EUA). Em 2013 iniciamos parceria com a Universidade de Turin (Itália) para o trabalho com dispositivos touchscreen.
Site do Grupo de Pesquisa: http://gepeticem.ufrrj.br/
Instagram: http://www.instagram.com/gepeticem/
PROJETOS DE PESQUISA
- Construindo e Analisando Práticas Educativas em Educação Matemática com Dispositivos Touchscreen.
Período: (2022 – 2025)
Os recursos digitais continuam crescendo e trazendo desafios à pesquisa educacional. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse projeto está focado no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa está sendo desenvolvida em três fases (concomitantes): (1) realização de um levantamento de dispositivos touchscreen voltados ao ensino de matemática, (2) implementações e análises dos dispositivos, e (3) análise de implicações de ordem epistemológica, didática e cognitiva. Na fase 2 estamos usando os seguintes dispositivos: FreeGeo, GeoGebra app, Sketchometry e Geometric Constructer. Estão sendo sujeitos alunos (brasileiros e italianos) da Educação Básica e futuros professores de matemática da UFRRJ. Esperamos que resultados dessa investigação sirvam de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. Esse projeto é desdobramento da pesquisa de pós-doutorado realizada pelo Dr. Marcelo Bairral e ele está desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Universidade de Turin (Itália), particularmente, Dr. Ferdinando Arzarello.
- Participando, Descobrindo e Interagindo em Ambientes Virtuais: Potencializando Novas Formas de Aprendizagem Matemática.
Período: (2020 – 2024)
O estudo sistemático de singularidades do aprendizado em ambientes virtuais (AV) constitui um desafio constante da pesquisa educacional brasileira. Essa investigação analisa a aprendizagem matemática de (futuros) docentes e de discentes em ambientes virtuais. Também tem como foco a proposição, implementação e categorização de uma tipologia de atividades que podem ser usadas em AVA. Estão previstos de serem utilizados AVA do Moodle, do Gepeticem e do Virtual Math Team (VMT). A versão recente do VMT contém o GeoGebra (VMTcG) e também possui interface para uso em dispositivos móveis. As atividades abordarão, prioritariamente, conteúdos de geometria, temática pouco explorada em aulas de matemática. Para a coleta de dados estão previstos instrumentos oriundos de interações presenciais e online (síncrona e assíncrona). O projeto consolida uma pesquisa anterior e integra uma rede mais ampla constituída por pesquisadores da Rutgers University e da Drexel University (Estados Unidos).
- Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO): Elaboração, Disponibilização e Análise de Aprendizagem.
Período: (2019 – 2023)
Esse projeto consolida uma iniciativa anterior voltada para elaboração e de Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO) para o uso por professores que ensinam matemática em suas aulas. Os materiais servem como suporte no desenvolvimento profissional docente como recurso didático para a aprendizagem matemática da Educação Básica. Além de melhorias no conhecimento do professor do aliadas à inclusão digital, os MCEO contribuirão com reflexões sobre a importância de implementarmos práticas com a informática educativa nos processos formativos. Os MCEO também serão utilizados (1) como mais uma estratégia para motivar estudantes e professores para o aprendizado matemático, e (2) como instrumento para obtenção, análise de dados e produção de novos estudos no campo educacional com tecnologias. Nessa fase do projeto estamos usando os MCEO em práticas formativas e analisando interações em suas abas interativas. Nossos MCEO estão disponíveis livremente em GEPETICEM (ufrrj.br)