Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vinculada ao Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (DTPE) do Instituto de Educação, Campus Seropédica, dedicando-se aos cursos de História e Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ProPEd/UERJ, e graduação em História/UERJ. Diplomou-se, ainda, no antigo Curso Normal no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional – ProfHistória/UFRRJ, atualmente como coordenadora. Membro do Conselho Científico da Imperial Editora, vinculada ao Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História e Educação com ênfase em História da Educação, Ensino de História e Políticas Públicas da Educação e formação de professores. Vice-Coordenadora do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

 

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

 

GRUPO DE PESQUISA

  • As Instituições Escolares do Rio de Janeiro: A História e seus Personagens

Coordenação: Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho.

 

PROJETOS DE PESQUISA

  • As Grades Não Foram Capazes de Impedir a Educação: A História das Instituições Escolares Prisionais no Rio de Janeiro 1967-1995

Período: (2020 – Atual)

O estudo aqui apresentado encontra-se no campo da História da Educação, em especial na linha de pesquisa das Instituições Escolares, em sua interface com a História Política. O enfoque será a história das escolas nas instituições prisionais do Rio de Janeiro, desde sua emergência nos anos de 1960 e a pesquisa se encerra na última década do milênio, no governo Leonel Brizola/Nilo Batista, que teve como principal marca garantir o acesso à educação para toda a população. É uma instituição escolar de história recente, contudo, importante para o Rio de Janeiro, que foi capital da colônia portuguesa, do Império e da República moldada, sobretudo, com a instituição do Estado brasileiro. Para estudar o lapso temporal apresentado, a pesquisa pretende conhecer a história das instituições escolares prisionais desde a criação das primeiras cadeias públicas no período da colonização portuguesa até o surgimento das escolas nas instituições penitenciárias, focalizando especialmente as instituições escolares do Rio de Janeiro. As fontes pesquisadas serão os arquivos das instituições do sistema prisional e da secretaria de educação, a bibliografia existente que se concentra, sobretudo na área jurídica. A História Oral buscará as memórias de envolvidos nessas escolas ouvindo docentes que já trabalharam nas instituições, bem como outros que permanecem nas instituições, além dos dispositivos legais acerca da temática, como decretos, códigos e leis, além de portarias e normativas escolares.

Palavras-chave: História Política; História das Instituições Escolares; Escolas Prisionais; Rio de Janeiro.

 

  • A Formação de Professores de História no Estado do Rio de Janeiro: Um Panorama dos Cursos de Licenciatura

Período: (2017 – Atual)

O projeto de pesquisa pretende investigar o processo de formação dos professores de História que trabalham com a disciplina no segundo segmento do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, etapas da Educação Básica, na estrutura do ensino brasileiro. Tem como foco os cursos de licenciatura em História, mantidos por instituições públicas estaduais e federais, no Estado do Rio de Janeiro. O estado possui uma imagem destacada no cenário nacional, especialmente no campo cultural e educacional, por conseguinte, tal investigação visa contribuir para a compreensão dos problemas que afetam esses profissionais do magistério. Para o estudo faz-se necessário compreender a constituição dos cursos de licenciatura em História, a sua gênese, a composição curricular, sobretudo, a ênfase nas disciplinas pedagógicas. A análise das ementas das disciplinas pedagógicas e a apreciação das modificações sofridas por esses documentos ao longo do tempo serão fundamentais para o entendimento do processo formativo do docente da importância do curso para a instituição. A investigação pretende identificar e analisar as disciplinas constitutivas das licenciaturas em História, os modelos acadêmicos e os modelos práticos na conceituação de Nóvoa, o equilíbrio entre essas disciplinas na construção dos cursos e a forma como são implementadas.

Palavras-chave: Formação docente; História; História das disciplinas.

 

  • A História da Educação de Seropédica: Conhecendo suas Escolas

Período: (2013 – 2018)

O presente projeto visa dar continuidade à pesquisa iniciada sobre a Educação Pública de Seropédica em 2011. A investigação volta-se para as Instituições Escolares de Seropédica, especialmente as escolas públicas urbanas do município. A pesquisa pretende discutir a constituição da rede pública oficial de ensino, que como um dos municípios mais recentes do estado, nasceu na vigência da atual LDBEN. Assim, examina-se, sob um novo viés, a História da Educação de Seropédica.

Palavras-chave: Seropédica; Baixada Fluminense; Instituições Escolares.