
Mauro Guimarães
- Site do docente
- http://lattes.cnpq.br/5382444630321221
Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com especialização em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutoramento em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e na Universidad de Santiago de Compostela/ES (2020). Professor pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor da Graduação de Geografia e Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS/IM). Coordenador do GT 22 de Educação Ambiental na ANPEd (2013-2015). Atuação na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Palestrante, autor de livros e artigos na área.
LINHA DE PESQUISA
- Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.
GRUPO DE PESQUISA
- Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS)
Coordenação: Ana Maria Dantas Soares e Mauro Guimarães
O GEPEADS, busca aprofundar as questões relativas às relações ambiente-sociedade, verificar as percepções sobre a Educação Ambiental em diferentes espaços, escolares ou não, analisar a implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade socioambiental, e tem se constituído em espaço de referência institucional, buscando interligar atividades de pesquisa e extensão, buscando influenciar o repensar da própria formação profissional oferecida pela universidade, além de contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da Educação Básica e a formação de educadores ambientais. O Grupo tem procurado participar de diferentes eventos, com a produção originária das discussões e ações realizadas. A partir de 2008 o GEPEADS abriu nova frente de trabalho, atuando no Instituto Multidisciplinar – Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, coordenado pelo prof. Mauro Guimarães. O grupo tem buscado interfaces importantes, como a Agroecologia, e também parcerias com outros grupos de pesquisa.
Instagram: https://www.instagram.com/tessitura.rededesaberes/
PROJETOS DE PESQUISA
- Outras Epistemologias no Processo Formativo em Educação Ambiental
Período: (2014 – Atual)
GEPEADS – Objetiva compreender processos formativos em educação ambiental, que busquem o resgate do natural a partir de outras epistemologias (saberes indígenas e outros), como uma das formas de educar ambientalmente para a construção de uma nova visão de mundo, refletindo em práxis pedagógicas diferenciada. Para tanto promove e acompanha experiências de reencontro com o natural em vivências pedagógicas de imersão, para análise reflexiva crítica, subsidiando a elaboração de diretrizes teórico-metodológicas de processos formativos de educação ambiental em uma perspectiva crítica, denominado de “ComVivência Pedagógica”. Acompanhamos inicialmente um grupo de educadores ambientais em formação, integrantes de 3 grupos de pesquisa; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS)/UFRRJ; Grupo de estudos em Geografia e Povos tradicionais (GEOPOVOS)/UFRRJ; Grupo de Estudos de Educação Ambiental Desde el Sur (GEASur)/UNIRIO. Foram trabalhados em convivências pedagógicas os saberes de três diferentes etnias indígenas: Os Guaranis (Rio de Janeiro); os Krahôs (Tocantins); os Quechuas (Bolívia). Atualmente outros saberes de modos de vida diversos da sociedade moderna são também estudados: Quilombolas; comunidades alternativas ligadas a doutrina do Santo Daime e filosofias orientais; movimentos da agroecologia e permacultura, experiências no Caminho de Santiago. Pretende-se a partir de experiências significativas de “ComVivência Pedagógica” buscar elementos que subsidie o processo formativo de Educação Ambiental na radicalidade necessária em tempos de crise civilizatória.