
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC); Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), desde 2021, tendo sido integrante do Comitê Científico do GTT Escola do CBCE entre 2019 e 2021. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). Atualmente, o foco das pesquisas incidem sobre as temáticas: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e Educação Física, Práticas pedagógicas e Currículo. Organizador da obra: “Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira” (CRV, 2020).
LINHA DE PESQUISA
- Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.
GRUPOS DE PESQUISA
- Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres – NAIF
- Grupo de Pesquisa em Docência da Educação Física – GPDEF
Coordenação: André da Silva Mello e Rodrigo Lema Del Rio Martins.
As pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) têm impactado nas práticas pedagógicas de professores de Educação Física que atuam com as infâncias em contextos escolares e não-escolares. Essas pesquisas têm valorizado as produções culturais das crianças, os seus protagonismos e autorias nas mediações docentes dessa área do conhecimento. A Sociologia da Infância e os Estudos com os Cotidianos têm se configurado como importantes referências epistemológicas e teórico-metodológicas nas produções do grupo.
PROJETOS DE PESQUISA
- O Plano Nacional de Educação e a Formação Continuada de Professores de Educação Física que Atuam na Educação Infantil.
Período: (2021 – Atual)
A partir do que prevê o Plano Nacional de Educação, o objetivo deste Projeto é analisar a contribuição das Instituições de Ensino Superior para o cumprimento da Meta 16 do referido Plano, mais especificamente, na qualificação da formação docente em Educação Física voltada para a atuação na Educação Infantil. Para tanto, consideramos relevante investigar a estruturação dos Programas de Pós-graduação em Educação Física, do ponto de vista documental, e analisar as dissertações e teses publicadas sobre Educação Infantil. Desse modo, é possível compreender em que medida a formação continuada tem se aproximado ou se distanciado das demandas que emergem do campo profissional. Combinaremos a Pesquisa Documental, que incidirá sobre os dados relativos as áreas de concentração, linhas de pesquisas, ementas de disciplinas e currículo dos docentes que possuem aderência com as discussões que relacionam os campos da Educação Física e da Educação Infantil em Programas da Área 21 da Capes, com a Pesquisa Bibliográfica, que vai examinar as produções científicas publicadas em formatos de dissertação e tese sobre Educação Física infantil nos referidos Programas.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Formação Docente; Infância.
- PNLD na Educação Física Sob a Égide da BNCC: Impactos e Possibilidades dessas Políticas para a Formação Docente e para as Práticas Pedagógicas na Educação Básica.
Período: (2021 – Atual)
Tendo em vista a ascensão recente de uma nova matriz curricular para a disciplina da Educação Física na Educação Básica que está articulada com a implementação de novos recursos didáticos de suporte ao professor por meio do PNLD, somado a carência de pesquisas sobre a temática, objetivamos analisar criticamente os impactos e as potencialidades do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que abarcou a disciplina da Educação Física desde 2019, ancorada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um estudo plurimetodológico, que associa Pesquisa Documental, Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, tendo como fontes a literatura acadêmica veiculada em revistas científicas, a BNCC, as diretrizes do PNLD e os respectivos livros didáticos editoriais, além da observação participante. Esta investigação vai articular discentes da graduação e da pós-graduação, bem como pesquisadores parceiros da Universidade Federal do Tocantins.
- A Educação da Infância na Região Norte: Desafios, Proposições e Relação com o Saber
Período: (2021 – Atual)
O projeto de pesquisa é continuidade das investigações sobre a educação da infância no Brasil (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental), com ênfase nas produções e ações realizadas no estado do Tocantins e na região norte. De maneira geral, objetiva compreender, discutir e analisar as políticas públicas, currículo, práticas pedagógicas e avaliativas no contexto anteriormente citado. A pesquisa é plurimetodológica de caráter quali-quantitativo de característica exploratória, assumindo como contextos de pesquisa instituições públicas e privadas do ensino superior e educação básica, permitindo ampliar o olhar para aquilo que é mobilizado no âmbito da formação de professores e no cotidiano escolar. Produz fontes a partir da análise de documentos oficiais produzidos pelas administrações Federal, Estaduais e Municipais da região norte, projetos pedagógicos de curso, referenciais curriculares estaduais e municipais, documentos pedagógicos produzidos nas instituições de ensino, práticas pedagógicas, registros imagéticos (desenhos, vídeos, fotos entre outros), rodas de conversas e apresentações diversas. A organização e análises das fontes são produzidas com o auxílio de softwares de produção como PoweBI, Tableau Public, Iramuteq e PRISMA. Espera-se com esse projeto qualificar os estudos que se dedicam a discutir a educação da infância no Brasil, permitindo maior diálogo com aquilo que ocorre na região Norte.