
Rosangela Malachias
- Site do docente
- http://lattes.cnpq.br/6701701513806977
Professora Adjunta da UERJ-FEBF – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e Demandas Populares e Contextos Contemporâneos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC/UFRRJ). Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos. Pesquisadora do n-Periferias Núcleo de Pesquisa das Periferias do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo). Coordenadora do AFRODIÁSPORAS Núcleo de Pesquisa sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação – cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. http://www.febf.uerj.br/site/ – http://lattes.cnpq.br/6701701513806977 . ORCID – https://orcid.org/0000-0002-0102-5352 Networks: Women Leading Education Group // Ryoichi Sasakawa – SYLFF (Japan) Alumni. // Fulbright Foundation – Hubert H. Humphrey Program (USA) Alumni. // John T and Catherine D. MacArthur Foundation Alumni (USA).
LINHA DE PESQUISA
- Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais
GRUPO DE PESQUISA
- AFRODIÁSPORAS Núcleo de Pesquisa sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação.
Coordenação: Rosangela Malachias.
O AFRODIÁSPORAS reúne pesquisadores/as universitários/as ou independentes, estudantes, membros de movimentos sociais ou de coletivos e demais interessados da comunidade fluminense que tenham como interesse a investigação sobre feminismo negro; mulheres negras; produção cultural, cultura visual e audiovisual que tenham agentes negros como protagonistas; fotografia e cinema negro e africano; processos de escolarização e de acesso ao ensino superior da população negra; estudo de trajetórias de sujeitos negros; pensamento de intelectuais negras/os, invisibilizadas/os pela academia.; a interface Comunicação e Educação nas relações étnico-raciais e de gênero; racismos; estudos de mídia; educomunicação; e práticas de advocacy.
PROJETOS DE PESQUISA
- Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista/ Epistemic and aesthetic connections in the training of Brazilian and South African professors for the construction of an anti-racist education.
Período: (2021 – Atual)
Coordenador geral – Brasil: Prof. Dr. Rosenilton Silva de Oliveira FE-USP. Coordenadora geral África do Sul: Beverley Thaver (University nof Western Cape). EIXO 2 – FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DIREITOS/ Strengthening of Rights and Identities sob a Coordenação de: Profa Dra. Rosangela Malachias (Pesquisadora Associada – UERJ-FEBF e PPGEDUC-UFRRJ). Bolsista: Yohana Stoppa Ferreira de Souza (FE-USP).
Financiamento: FAPESP – Processo: 2021/04719-6.
- ODS 2-4-5 na Produção Científica da UERJ-FEBF (Duque de Caxias) e da USP-EACH (Leste). Periferias e a Agenda 2030.
Período: (2020 – Atual).
O Projeto ODS 2-4-5 adequa, adapta e estabelece parâmetros pragmáticos e também subjetivos, inerentes às instituições envolvidas (UERJ-FEBF em Duque de Caxias; PPGEDUC, Nova Iguaçu e USP-EACH-Leste) para descobrir se a sua produção interna (disciplinas e pesquisas em andamento) referem e/ou promovem os três (dentre 17) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos no âmbito das Nações Unidas. São eles: Combater (Erradicar) a Fome (ODS-2); oferecer Educação de Qualidade (ODS-4) e promover a Igualdade de Gênero (ODS-5). A amplitude de cada ODS não impede a sua verificação em escala específica e pode, justamente por isso, favorecer a sua divulgação; identificação de problemas localizados e busca de soluções teóricas e práticas para os temas que envolvem.
Financiamento: FAPERJ.
- Diálogos Pedagógicos Internacionais e de Advocacy. Mulheres Líderes em Educação entre o local e o global.
Período: (2016 – Atual)
Instiga as/os estudantes da Graduação da UERJ-FEBF e da Pós-Graduação em Educação da UFRRJ a acessarem e produzirem conhecimento dialógico. Objetivos – (1) Entrevistar scholars internacionais que integram o WLE – Women Leading Education Group (Grupo Mulheres Líderes em Educação) e Educadoras locais de Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense para saber se e como cada um delas enfrenta pedagogicamente os estereótipos e as desigualdades de gênero e raça inerentes a práticas de ensino e de gestão nos espaços educacionais onde elas atuam. O fato da Proponente ser também membro do grupo WLE Group obriga a um posicionamento metodológico que combina técnicas capazes de atender a transdisciplinaridade de temas e a centralidade teórica da Interface Educação, Comunicação e Advocacy. Início: 2019 – em andamento.