
O segundo Eixo Formativo se constitui de disciplinas e atividades obrigatórias voltadas para a reflexão e o debate acerca de questões teóricas e metodológicas pertinentes ao trabalho científico na área de educação. São elas:
a) “Educação e Demandas Populares”, disciplina oferecida no início do Curso, com 3 créditos (45h), cuja ementa propõe um conteúdo que pode ser dividido em três campos de reflexão: 1) a relação entre Estado, sociedade e educação; 2) a educação como política pública; e 3) as lutas sociais por educação no Brasil.
b) “Seminário de Pesquisa III”, com 3 créditos teóricos (45h); “Seminário de Pesquisa IV”, com 1 crédito teórico e 1 crédito prático (45h); e “Seminário de Pesquisa V”, com 1 crédito teórico e 1 crédito prático (45h), totalizando 7 créditos (135 horas no total), são atividades obrigatórias que devem ocorrer no primeiro ao terceiro período do curso. Estas três disciplinas visam ao maior aprofundamento sobre a área de concentração do Programa e reflexão, bem como amadurecimento da proposta de pesquisa que cada doutorando desenvolverá, além de promover o intercâmbio de experiências por parte do doutorando com os demais, tanto com aqueles de outras linhas, como com aqueles de sua própria. Seguindo a mesma dinâmica de seminários, espera-se que tais disciplinas funcionem como espaço de reunião de estudos caracterizado por debates sobre a produção científica do PPGEDUC, envolvendo doutorandos e docentes.
c) “Pesquisa e Produção Científica III” e “Pesquisa e Produção Científica IV”, que se tratam de duas atividades obrigatórias, ambas com 2 créditos, sendo um teórico e outro prático (45h), totalizando as duas uma carga horária de 90h. Estas atividades são previstas para o segundo e o quarto semestre do curso, respectivamente. A partir de uma relação com as demais disciplinas de aprofundamento teórico e metodológico para o desenvolvimento de estudos avançados em educação, este conjunto de disciplinas consiste em ações integradas do doutorando durante seu trabalho investigativo, que vão desde a produção de conhecimentos até a participação em eventos científicos e culturais pertinentes a sua linha de investigação e a seu projeto de pesquisa. Essas atividades se desenvolvem sob supervisão do orientador e, como tal, por ele deve ser acompanhada, avaliada e registrada.
a) Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas;
b) Desigualdades sociais e políticas educacionais;
c) Educação e Diversidades Étnico-Raciais.