
Curso de Mestrado Acadêmico em Educação
1) Formação em Educação Contemporânea e Demandas Populares - (45h)
2) Formação em Pesquisa Educacional - (255h)
a) “Pesquisa em Educação na Contemporaneidade”, disciplina oferecida no início do Curso, com 3 créditos (45h), cuja ementa propõe um conteúdo que pode ser dividido em três campos de reflexão: 1) o debate contemporâneo dos paradigmas e suas implicações no campo educacional; 2) a pesquisa científica e suas principais linhas teórico-metodológicas; o planejamento da pesquisa científica.
b) “Seminário de Pesquisa I”, com 4 créditos teóricos (60h), e “Seminário de Pesquisa II”, com 2 créditos teóricos e 1 crédito prático (60h), totalizando 7 créditos (120h no total), são atividades obrigatórias que devem ocorrer no primeiro e no segundo período do curso respectivamente. Estas duas disciplinas visam ao maior aprofundamento sobre a área de concentração do Programa e reflexão crítica sobre a pesquisa que cada mestrando desenvolverá, além de promover o intercâmbio de experiências por parte do mestrando os demais, sejam estes de outras linhas ou de sua própria. Por isso, o nome de “seminário” é proposital, pois se espera que tais disciplinas funcionem como espaço de reunião de estudos caracterizado por debates sobre a produção científica do PPGEDUC, envolvendo alunos e docentes.
c) “Pesquisa e Produção Científica I” e “Pesquisa e Produção Científica II”, que se tratam de duas atividades obrigatórias, ambas com 2 créditos, sendo um teórico e outro prático (45h), totalizando uma carga horária de 90h. Estas atividades são previstas para o segundo e o quarto semestre do curso, respectivamente. A partir de uma relação com as demais disciplinas de formação para a pesquisa, este conjunto de disciplinas consiste em ações integradas do mestrando durante seu trabalho investigativo, que vão desde a produção de conhecimentos até a participação em eventos científicos e culturais pertinentes a sua linha de investigação e a seu projeto de pesquisa. Essas atividades se desenvolvem sob supervisão do orientador e, como tal, por ele deve ser acompanhada, avaliada e registrada.
3) Formação em Linha de Pesquisa Específica - (90h)
a) Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas;
b) Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais;
c) Educação e Diversidades Étnico-Raciais.