
- Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos – (CELEC)
Coordenação: Adriana Carvalho Lopes.
O Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos (CELeC) é um grupo de pesquisa interdisciplinar que vem formando estudantes/pesquisadoras nas áreas da educação e da linguística aplicada, tanto na graduação, quanto na pós-graduação em níveis de mestrado e de doutorado. Composto por duas linhas de pesquisas, o grupo reúne trabalhos que buscam refletir criticamente sobre os letramentos e as performances linguísticas contemporâneas, que circulam dentro e fora das instituições escolares, de forma a contribuir para a construção de uma educação linguística comprometida com a pluralidade humana e as lutas antirracista, antisexista e antihomofóbica.
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Instagram: https://www.instagram.com/celecpesquisas/
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Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0063361388322245
- Currículo, cultura e política
Coordenação: Patricia Bastos de Azevedo e Rafael dos Santos Lazaro.
O Grupo de pesquisa investiga a Formação de Professores em diálogo com o campo da Memória e da Linguagem, buscando compreender as relações de força e poder que constituem esse processo laboral/formativo. Para fazer essa trajetória mobilizamos conceitualmente autores que sustentam esse tripé: 1. Memória – Pollak (189, 1990), Ricouer (2010, 2017), Halbwachs (1990); 2. Formação de Professores – Novoá (1992, 1997, 2009, 2010), Tardif (2007, 2008); 3. Linguagem – Bakhtin (1998, 2002, 2003, 2006), Freire (1968, 1996, 19985, 1987,1992). Metodologicamente usamos um instrumental que nos possibilita adensar os indícios construídos no campo de pesquisa, para isso mobilizamos o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1998) e com o Ateliê Biográfico (DELORY-MOMBERGER, 2006, 2016) e a Escrevivência de Conceição Evaristo. Na contemporaneidade investigar a Formação de Professores além de uma questão fundamental é um ato político. As pesquisas desenvolvidas pelos alunos de Graduação, Mestrado, Doutorado e os professores colaboradores são parte constitutiva desse grupo, possuindo desdobramentos e espaços de investigação outros, de forma complementar e ampliar o campo teórico, metodológico e de pesquisa.
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9643167884081692
- Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo – (FRECON)
Coordenação: Aristóteles Berino e Fabiana Rodrigues.
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Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7416746271622775
- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – (GEPEADS)
Coordenação: Ana Maria Dantas Soares e Mauro Guimarães.
O GEPEADS, busca aprofundar as questões relativas às relações ambiente-sociedade, verificar as percepções sobre a Educação Ambiental em diferentes espaços, escolares ou não, analisar a implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade socioambiental, e tem se constituído em espaço de referência institucional, buscando interligar atividades de pesquisa e extensão, buscando influenciar o repensar da própria formação profissional oferecida pela universidade, além de contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da Educação Básica e a formação de educadores ambientais. O Grupo tem procurado participar de diferentes eventos, com a produção originária das discussões e ações realizadas. A partir de 2008 o GEPEADS abriu nova frente de trabalho, atuando no Instituto Multidisciplinar – Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, coordenado pelo prof. Mauro Guimarães. O grupo tem buscado interfaces importantes, como a Agroecologia, e também parcerias com outros grupos de pesquisa.
Site do Grupo de Pesquisa: gepeadsim.wordpress.com
Instagram: https://www.instagram.com/tessitura.rededesaberes
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8090577404618357
- Grupo de Estudos e Pesquisas das TIC em Educação Matemática – GEPETICEM
Coordenação: Marcelo Almeida Bairral e Alexandre Rodrigues de Assis.
O Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Educação Matemática – Gepeticem – tem como objetivo desenvolver pesquisas e inovações na Educação Básica e no Ensino Superior pautadas na formação inicial e continuada de professores de matemática e na utilização das TIC. Como questão central o Gepeticem busca identificar e analisar contribuições das TIC à formação profissional docente e à aprendizagem matemática (de estudantes ou professores), em diferentes perspectivas e contextos de aprendizagem. Além do coordenador, Dr. Marcelo Almeida Bairral (mbairral@ufrrj.br), foram fundadores do grupo (em outubro de 1999): André Luis Loureiro, Emílio Togashi, Felipe Sylvestre Ribeiro e Renata Macedo. Institucionalmente o Gepeticem é vinculado ao Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ. Na Graduação o Grupo tem como prioridade acolher graduandos de diferentes áreas (Matemática, Informática, Pedagogia etc.) interessados em desenvolver estudos em educação matemática com as TIC. Na Pós-Graduação o Gepeticem desenvolve pesquisas na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, do PPGEDUC (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Programa desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação (campus Seropédica) e o Instituto Multidisciplinar (campus Nova Iguaçu da UFRRJ). Participam do Grupo docentes e alunos do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Fundamental e Médio. A inserção no Grupo depende do número de vagas disponíveis e da autorização do Coordenador. As pesquisas do Grupo têm recebido financiamentos (bolsas e auxílios à pesquisa) de diferentes instituições de fomento (Capes, CNPq, Faperj e MEC/SESu), além de auxílios e bolsas da própria UFRRJ. Em alguns casos há possibilidades de concessão de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa. Desde 2006 o Grupo tem desenvolvido pesquisas em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA) e com a Drexel University (Philadelfia, EUA). Em 2013 iniciamos parceria com a Universidade de Turin (Itália) para o trabalho com dispositivos touchscreen.
Site do Grupo de Pesquisa: http://gepeticem.ufrrj.br/
Instagram: http://www.instagram.com/gepeticem/
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9798037989007127
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo – (GEPAC)
Coordenação: Fabiane Frota da Rocha Morgado.
O Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Educação Matemática – Gepeticem – tem como objetivo desenvolver pesquisas e inovações na Educação Básica e no Ensino Superior pautadas na formação inicial e continuada de professores de matemática e na utilização das TIC. Como questão central o Gepeticem busca identificar e analisar contribuições das TIC à formação profissional docente e à aprendizagem matemática (de estudantes ou professores), em diferentes perspectivas e contextos de aprendizagem. Além do coordenador, Dr. Marcelo Almeida Bairral (mbairral@ufrrj.br), foram fundadores do grupo (em outubro de 1999): André Luis Loureiro, Emílio Togashi, Felipe Sylvestre Ribeiro e Renata Macedo. Institucionalmente o Gepeticem é vinculado ao Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ. Na Graduação o Grupo tem como prioridade acolher graduandos de diferentes áreas (Matemática, Informática, Pedagogia etc.) interessados em desenvolver estudos em educação matemática com as TIC. Na Pós-Graduação o Gepeticem desenvolve pesquisas na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, do PPGEDUC (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Programa desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação (campus Seropédica) e o Instituto Multidisciplinar (campus Nova Iguaçu da UFRRJ). Participam do Grupo docentes e alunos do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Fundamental e Médio. A inserção no Grupo depende do número de vagas disponíveis e da autorização do Coordenador. As pesquisas do Grupo têm recebido financiamentos (bolsas e auxílios à pesquisa) de diferentes instituições de fomento (Capes, CNPq, Faperj e MEC/SESu), além de auxílios e bolsas da própria UFRRJ. Em alguns casos há possibilidades de concessão de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa. Desde 2006 o Grupo tem desenvolvido pesquisas em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA) e com a Drexel University (Philadelfia, EUA). Em 2013 iniciamos parceria com a Universidade de Turin (Itália) para o trabalho com dispositivos touchscreen.
Site do Grupo de Pesquisa: http://gepeticem.ufrrj.br/
Instagram: http://www.instagram.com/gepeticem/
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9798037989007127
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Pedagogia da Alternância
Coordenação: Ramofly Bicalho dos Santos.
Nossa intenção com este grupo de pesquisa é continuar o debate acerca da educação do campo e a formação do educador na sua estreita relação com os movimentos sociais e a pedagogia da alternância no Brasil. Entendemos que a produção crítica do conhecimento nas escolas do campo ressignifica memórias, identidades e histórias de vida de educadores e educandos. Contribui ainda para romper com a ausência de projetos emancipadores no campo brasileiro. Neste projeto, trabalharemos com a história dos movimentos sociais do campo no Brasil e sua luta por educação popular. As fases de fortalecimento e recuo dos movimentos sociais no Brasil. Políticas públicas de educação do campo e sua relação com os povos camponeses, os movimentos sociais e as escolas do campo. História da pedagogia da alternância como projeto de formação integral, auto-formação e desenvolvimento do meio. Apropriações da alternância pelos movimentos sociais no Brasil, em meio às experiências das lutas por Reforma Agrária.
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9073565758126307
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Infâncias e Diferenças – (GEPELID)
Coordenação: Flávia Miller Naethe Motta e Carlos Roberto de Carvalho
O GEPELID nasce na Baixada Fluminense no Campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desdobra-se do GRUPIs – Grupo de Pesquisas Infâncias até os 10 anos a partir da opção de alguns de seus pesquisadores por um referencial teórico metodológico bakhtiniano. Tendo a infância como mote, ampliou sua atuação para pesquisas que se voltam também à formação docente. Atualmente o GEPELID é composto por doutoras, doutorandas, mestres, mestrandas, graduadas e graduandos, e discentes em Iniciação Científica.
Site do Grupo de Pesquisa: https://gepelid-ufrrj.blogspot.com/
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Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgdJDCL-SatXqV6kIPNT0Hw
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1450794168236033
- Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (AFROSIN)
Coordenação: Renato Noguera e Luciana Pires Alves.ho
AFROSIN (Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias) é um grupo de pesquisas que defende o pluralismo racial, a afirmação das diferenças, o combate do racismo através de múltiplas formas e em várias esferas, buscando contribuir para que os fenótipos de todas populações que compõem a sociedade brasileira estejam no mesmo patamar social, político, ético-moral, estético e afetivo. AFROSIN pretende através de suas cinco linhas de pesquisa incentivar, promover, desenvolver, divulgar e implementar investigações e parcerias com outros setores da sociedade com o objetivo de promover equidade étnico-racial. AFROSIN integra o Laboratório de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFRRJ, reúne um grupo de pessoas de várias instituições interessadas em desenvolver pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, reunindo UFRRJ, UERJ e UFF.
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0372208354239075
- Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – (GPDOC)
O GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, pesquisa e desenvolve estudos e projetos sobre a docência na contemporaneidade e as práticas e processos da Cibercultura, em especial a Educação Online e os processos de ensino e aprendizagem. Articula as áreas da Educação, Comunicação e Informática. Seu principal engajamento é com a formação de pesquisadores e docentes em processos de formação inicial e continuada. Neste contexto, o GPDOC tem como objetivos: Compreender os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e suas implicações para os processos de aprendizagem e docência; Desenvolver metodologias de pesquisa e projetos de ensino e aprendizagem que aproximem o currículo escolar e outras redes educativas das práticas comunicacionais na cibercultura; Desenvolver currículos e atos de currículos para o exercício da docência online; mapear os saberes docentes para o exercício da docência online; compreender como as interfaces digitais podem contribuir para a produção e gestão do conhecimento.
Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/gpdoc.ruralufrrj.3
Instagram: https://www.instagram.com/gpdoc.ufrrj/
Twitter: https://twitter.com/GpdocRural
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbEICCaNAWxh22Wy-li057A
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4327920053209996
- Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – (GPESURER)
O Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER – cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq é liderado pelo Prof. Ahyas Siss. O site https://gpesurer.ufrrj.br/ informa que ele foi criado em 2006, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ -, no Campus Nova Iguaçu, é atualmente composto por pesquisadores e pesquisadoras d UFRRJ e de outras universidades, por alunos(as) e egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ (PPGEduc), bem como por alunos(as) de diversos cursos de graduação da UFRRJ, muitos deles e delas iniciando suas pesquisas com recursos do CNPq (Pibic) e de outras agências de fomento. Visite-nos em https://gpesurer.ufrrj.br/
- Grupo de Pesquisa Infância até 10 anos – (GRUPIS)
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2158270944650139
Coordenação: Anelise Nascimento e Nazareth Salutto.
- Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade – (GTPS)
Coordenação: José dos Santos Souza
O GTPS é um grupo de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), vinculado ao Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ que congrega docentes, alunos de graduação e de pós-graduação – internos e externos à instituição – que investigam as formas contemporâneas de organização do trabalho e gestão da produção, as relações sociais de produção, as formas de organização e ação coletiva dos trabalhadores; a história social do trabalho; a relação entre trabalho, educação e políticas públicas. A categoria “Trabalho” é o elemento aglutinador das diferentes atividades de pesquisa do GTPS. Sua missão é oferecer a pesquisadores de diversas áreas de conhecimento um ambiente profícuo para a articulação de reflexões e produções de conhecimento sobre o trabalho, não só na sua dimensão econômica, mas sociológica, política e cultural. Além de atividades de pesquisa articuladas ao ensino e a atividades de extensão universitária, o GTPS atua também na formação de novos pesquisadores por meio de orientação de bolsistas de iniciação científica do PIBIC/CNPQ, da FAPERJ e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRRJ (PROIC); orientação de mestrandos e doutorandos que desenvolvem estudos vinculados a suas linhas de pesquisa.
Site do Grupo de Pesquisa: http://trabalhopoliticaesociedade.blogspot.com
Youtube: https://youtube.com/channel/UCSRM1jrLEFOrsq26kpuCxvg
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0735100135933491
- Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – (LEGESEX)
Coordenação: Jonas Alves da Silva Junior.
O LEGESEX (Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – CNPq/UFRRJ) existe desde 2018, sob a coordenação do Prof. Jonas Alves da Silva Junior. No primeiro ano realizamos encontros semanais e, a partir de 2019, passamos a nos encontrar quinzenalmente, sempre no campus de Nova Iguaçu. A ideia de formar este grupo – bastante diverso, diga-se de passagem, já que entre seus membros há pessoas de diferentes níveis escolares (de estudantes do Ensino Médio a doutores em Educação), como também profissionais de diversas formações acadêmicas – nasceu da percepção de que nos diferentes territórios sociais a reprodução cultural dos modelos de gênero, muitas vezes, evidencia a dificuldade dos sujeitos em discutir as questões relacionadas ao masculino/feminino e sua diversidade na gramática social. A densidade da sexualidade humana, bem como a legitimação da existência de relações de gênero foram sumariamente rejeitadas na escola, acarretando discriminação e marginalização de sujeitos que não se encaixam nos protótipos cisheteronormativos valorizados socialmente. Assim, neste grupo, as temáticas gênero e sexualidades na Educação são discutidas e problematizadas, no intuito de tentar, por meio de pesquisas e atividades de extensão, desconstruir preconceitos, ressignificar representações sexistas e LGBTIfóbicas e, assim, possibilitar práticas balizadas nos direitos humanos e em princípios democráticos.
Site do Grupo de Pesquisa: https://legesexufrrj.blogspot.com
Facebook: https://www.facebook.com/LEGESEXUFRRJ
Instagram: https://www.instagram.com/legesex3/
Youtube: https://youtube.com/channel/UCfvYcq_ebtLxufevVOdbsAA
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5479277656369725
- Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão – (LEPEDI)
Coordenação: Allan Rocha Damasceno.
O presente laboratório reúne diferentes perspectivas epistêmicas e metodológicas de seus pesquisadores, com o objetivo precípuo de fomento à pesquisa e produção do conhecimento nas interfaces das áreas da Educação, Diversidade e Inclusão, em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os seguintes eixos epistemológicos: * Educação, Inclusão e Direitos Humanos; * Educação, Inclusão e Diversidade Sexual e de Gênero; * Educação, Inclusão e Pessoas com Demandas Específicas de Aprendizagem; * Educação, Inclusão e Pessoas/Grupos em Situação de Vulnerabilidade Social. Tem por missão a produção e disseminação do conhecimento científico-acadêmico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estimulando a transformação social, fomentando relações interculturais, contribuindo para uma sociedade mais equânime, promovendo reflexões/ações sobre/para inclusão escolar/educacional e (re)inventando novas/outras formas de educar para emancipação humana. Tem por objetivo promover no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em debates acadêmico-científicos o conhecimento científico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, realizando estudos e projetos que potencializem a plena participação escolar/educacional dos sujeitos de pesquisa do laboratório, superando processos histórico-político-sociais de exclusão.
Site do Grupo de Pesquisa: https://lepedi-ufrrj.com.br/
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Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1408575478291007
- Laboratório de História da Educação Latino-Americana – (LHELA)
Coordenação: Fernando César Ferreira Gouvêa e Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho.
O Laboratório de História da Educação Latino-Americana tem como objetivo alargar o campo de estudos da História da Educação a fim de alcançar o espaço latino-americano e possibilitar a execução de parcerias com diferentes instituições e atores na consolidação de um projeto de aproximação entre “vizinhos” tão próximos e, ao mesmo tempo, tão “distantes” no que concerne à construção de um projeto identitário de um bloco histórico, geográfico, político, social e educacional. Ademais, abrigará estudos comparativos sobre formação de professores, instituições de pesquisa e ensino entre o Brasil e os demais países da América Latina.
Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/lhelaufrrj
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9615969470112202
- Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Educação, Envelhecimento e Serviço Social
Coordenação: Fabrícia Vellasquez Paiva e Simone da Cunha Tourino Barros.
O grupo busca discutir sobre educação e direitos, na perspectiva das políticas públicas em sua dimensão da linguagem, especialmente pensando nas populações mais vulneráveis, como os trabalhadores envelhecidos. Para tanto, objetiva assessorar o processo de implantação e desenvolvimento das ações dos conselhos de direitos de idosos e promover capacitação sobre envelhecimento, controle social/conselho e políticas públicas, sendo realizado em quatro frentes de trabalho, a saber: grupos de estudos; atividades educativas nos grupos; pesquisa e Curso de Capacitação de Conselheiros; atividades extensionistas.
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3788655945898445
- Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional – (OBEE)
Coordenação: Marcia Denise Pletsch e Maira Gomes de Souza da Rocha.
O Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) foi criado em 2009, vinculado ao Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI), com sede no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus de Nova Iguaçu. Desde a sua criação o ObEE tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e programas de extensão na área de Educação Especial focando temas como, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação de professores, acessibilidade e inovação tecnológica aplicada à Educação Especial.
Site do Grupo de Pesquisa: https://obee.ufrrj.br/
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Youtube: https://youtube.com/channel/UCFzBYk0Vg9xL2eVA0MsaElg
Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4382281158160597