
Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativa
Os estudos desenvolvidos buscam pensar os múltiplos espaços-tempo contemporâneos das práticas educativas e ensino-aprendizagem de modo a abarcar campos da cultura humana: a vida, a arte, o conhecimento e os diferentes saberes . Tais campos se articulam e se rearticulam nos seguintes temas de pesquisa: formação de educadores, educação especial, educação de jovens e adultos, crianças, infâncias, juventudes, currículos, questões socioambientais, políticas de inclusão, tecnologias digitais em rede , cibercultura , linguagens, filosofias, arte, práticas corporais, imagens e seus múltiplos aspectos, entre eles: o corporal, artístico, histórico e textual.
Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais
Esta linha tem como base estruturante a história, a sociologia, a antropologia e a política da educação. Suas trajetórias analíticas perpassam as teorias do Estado, da educação e das desigualdades sociais. Nessas perspectivas, agrega investigações sobre a relação trabalho/educação e suas implicações na luta de classes; sobre as diversas experiências de educação popular, na cidade e no campo, em especial as estratégias de produção do conhecimento pelos movimentos sociais e instituintes; sobre a história das instituições educacionais e científicas; sobre o trabalho docente, a cultura e a formação dos profissionais da educação; e sobre o papel das práticas educativas na dinâmica da produção e reprodução das desigualdades sociais na contemporaneidade.
Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos
A linha 3 considera a Educação como possibilidade para a desconstrução de ideários e práticas racistas, que perpetuam as desigualdades na sociedade brasileira e em diferentes países; oportuniza o estabelecimento de diálogos sobre as relações étnico-raciais e de gênero com os movimentos sociais negros, indígenas, feministas, LGBTQIA+ e do campo. Abre espaço para pesquisas interdisciplinares e transdisciplinares aproximando as disciplinas das Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Letras, Linguística e Artes, sobre epistemologias descolonizadoras, decoloniais, multiculturais; linguagens (artísticas, estéticas, algorítmicas); políticas públicas; formação docente; ciência; identidades e memória; ecologias sociais; interseccionalidades de classe, de raça, de etnia, de gênero e de sexualidades.