Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação da UERJ (2015), Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2011), possui especialização em engenharia de sistemas pela Universidade Estácio de Sá (1998), graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estácio de Sá (1996). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) na UFRRJ e Consultora de TI na Caixa Econômica Federal.

 

Linha de Pesquisa que atua no PPGEDUC:

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

 

Professor-Supervisor do Pós-doutorado:

  • Edméa Oliveira dos Santos

 

Projeto de Pesquisa do Pós-doutorado:

  • A educação online na formação do pesquisador na pós-graduação stricto sensu.

Período: (03/02/2022 à 31/12/2022)

Esse projeto de pesquisa se inspirou-se na necessidade de formar pesquisadores na pós-graduação stricto sensu na Educação Online em função do aceleramento na transposição de atividades e práticas pedagógicas para as plataformas online sem utilizar os seus princípios em decorrência da pandemia do COVID-19. O objetivo é compreender como o desenho didático tem sido desenvolvido para compor o currículo na pós-graduação Stricto Sensu na Educação Online do PPGEDUC/UFFRJ em tempo de pandemia do COVID-19? Adotaremos como princípios estruturantes dessa pesquisa, a multirreferencialidade (ARDOINO, 1997; MACEDO, 2010; MORIN, 2007), a pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2015; CERTEAU, 2013), a ciberpesquisa-formação (SANTOS, 2019) e o desenho didático interativo (SANTOS; SILVA, 2009). Portanto essa pesquisa tem a intenção de evidenciar que as ambiências digitais articuladas aos princípios da Educação Online são espaços formativos que propiciam novas autorias e gêneros textuais.