Teresinha Maria de Castro Vilela
- tecabedelo21@gmail.com
- http://lattes.cnpq.br/4687667818502655
- Ano: 2021 - 2022

Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
Licenciatura em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Artes Visuais pelo Programa Associado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Doutoranda em Educação pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). E-mail: tecabedelo21@gmail.com e artescaxias@uol.com.br.
- Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.
- Aristóteles de Paula Berino
- Contribuições de Paulo Freire para o ensino da arte: Escolinha de Arte do Recife.
Período: (01/06/2021 à 31/05/2022)
Resumo: Este é um projeto teórico de Pós-Doutoramento que pretende analisar a contribuição freireana no campo do ensino da Arte. Para traçar este percurso elencamos três palavras-chave, que identificamos como palavra geradora: A primeira, “Paulo Freire”, como um dos fundadores da Escolinha de Arte do Recife. A segunda é a “Escolinha de Arte do Recife”, em que propomos um estudo a partir do seu acervo. E a terceira é “Ana Mae Barbosa”, arte educadora que participou como professora da Escolinha de Arte do Recife. Para tanto, optamos por uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com apoio em base documental.